Ads 468x60px

Labels

sábado, 5 de janeiro de 2013

Promotor dos direitos do cidadão libera com restrições, estadios Zezão em Itaporanga, onde o cruzeiro local mandará seus jogos



O Comando do 13° Batalhão da Polícia Militar, na pessoa do major Jurandy Monteiro (foto), já encaminhou ofício ao Ministério Público da Paraíba, dando garantias de que o aparato policial do batalhão está pronto para a  segurança no estádio “Zezão”, em Itaporanga, durante a  realização do jogo, nesta quarta-feira (9), entre Cruzeiro e Treze, pelo Campeonato Paraibano de Futebol, 1ª divisão.

Na manhã desta sexta-feira (4), secretários estaduais e municipais de Esporte, representantes da Federação Paraibana de Futebol e dirigentes dos clubes de futebol participaram de uma reunião promovida pelo MPPB para discutir os problemas nos estádios que vão sediar os jogos do campeonato.

As irregularidades dos estádios foram apontadas através laudos técnicos emitidos pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros; sequenciando com o encaminhamento desses documentos  ao Ministério Público estadual, para as medidas relacionadas.

Uma atenção especial se deve ter com relação ao estádio municipal de Itaporanga. De acordo com o laudo técnico de segurança emitido pela Polícia Militar, o local foi reprovado porque não atende algumas exigências previstas  no Estatuto do Torcedor, bem como, nos insertos das portarias do Ministério dos Esportes. 
Dentre os problemas apontados no relatório, estão a ausência de assentos numerados, de barreiras fixas para isolamento das torcidas;  e ainda, de delegacia e juizados móveis. O laudo emitido pelo Corpo de Bombeiros também apontou problemas no estádio, como a falta de extintores de incêndio, de sinalização nas duas únicas saídas de emergência e sistema de proteção contra descarga elétrica, medida importante para assegurar que nenhum torcedor ou atleta seja atingido por raios, durante as partidas que devem acontecer no período chuvoso.
O novo secretário de esportes de Itaporanga explicou a dificuldade que enfrenta devido à mudança na gestão municipal, oportunidade em que solicitou ao promotor de Justiça Valberto Lira, permissão para realização do jogo previsto para o dia 9, jogo esse, realizado com o total apoio do 13º BPM, que certamente dará condições de segurança a todos que façam parte do evento. 

Ele também disse que vai disponibilizar salas nas dependências do estádio para comportar a delegacia e o juizado móveis, além de se comprometer em adotar as medidas recomendadas pelos órgãos técnicos para garantir a segurança no estádio durante a realização dos  próximos jogos.

O Doutor Valberto Cosme de Lira, promotor dos Direitos do Cidadão autorizou a realização do jogo no estádio Zezão, em Itaporanga, neste dia (9), mediante o encaminhamento de ofício por parte do comando do 13° BPM, dando garantias de que a segurança de torcedores e jogadores seja prioridade;  caso contrário o MPPB iria determinar à FPF que  adiasse o início da primeira rodada do campeonato até que o estádio atendesse às recomendações dos órgãos técnicos. “Felizmente, o 13° BPM já se pronunciou e garantiu o sistema de segurança no estádio”.

As restrições apontadas nos laudos técnicos em relação aos outros estádios que vão sediar os jogos do Campeonato Paraibano de Futebol também foram discutidas na reunião promovida na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa. Valberto Lira também informou que, na próxima semana, será realizada uma reunião com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar para determinar os prazos que os responsáveis pelos estádios terão para se adequar às exigências do Estatuto do Torcedor e às portarias do Ministério dos Esportes. 

Os prazos serão fixados através de (TAC) Termos de Ajustamento de Conduta consignados por todas as autoridades ligadas às praças desportivas do Estado da Paraíba, que tenham suas equipes participando do certame em 2013.
Colaboração: Portal rpscom - Fotos Ilustrativas.

0 comentários:

Postar um comentário

Ponha seu comentario aqui.

VISUALIZAÇÃO PELO MUNDO

VISITANTES ONLINE